terça-feira, 26 de maio de 2009

Novas colunas no blog

Eu dirijo o Coral Jovem de Belo Horizonte - como regente - há 9 anos. Lá pelas bandas de 2001, nós criamos um jornalzinho interno muito divertido, mas que também trazia assuntos sérios, claro.
Começou no papel, depois passou pra internet. Era muito legal e nele eu tinha uma coluna que, inclusive, se chamava "K entre nós" (daí o nome do blog).

Eu queria repetir aqui um tema que lancei lá: o bizu amigo.
Aprendi com dois amigos cariocas e militares que "dar um bizu" é o mesmo que dar uma dica, dar um toque; pode ser entendido até mesmo como dar um conselho.
(Na verdade não sei se isso é gíria do Rio ou do quartel).

Os bizus que pretendo dar serão sempre na área de comportamento e boas maneiras, essas coisas que, no dia a dia, fazem uma falta danada!

Quando eu era criança, lembro que minha mãe tinha uma coleção de livros, tipo uma enciclopédia da dona de casa, onde tinha várias lições sobre etiqueta. Eu ADORAVA porque achava a linguagem cômica demais! Mal sabia eu, que rindo de me acabar, estava aprendendo coisas importantes pra vida.

À propósito, essa palavra 'etiqueta', até hoje é associada a frescura, coisa de gente esnobe.
Nada disso, viu? Etiqueta, literalmente significa, pequena ética, ou seja, algo fundamental nos relacionamentos humanos.
Agora, se você é um ermitão, que mora sozinho numa caverna das montanhas do Himalaia, tudo bem, escapou dessa matéria.

Mas quero deixar bem claro que não tenho a menor intenção de tomar o lugar de Glorinha Kalil ou Claudia Mattarazzo, mestres nessa arte! Por favor!
Minha modesta pretenção é criar aqui uma corrente do bem, tipo: "civilidade: passe adiante", entendeu?

Vou reeditar coisas escritas na época do jornalzinho do Coral e, à medida que forem surgindo ideias novas, vou postando aqui. Mas, obviamente, vou continuar falando de outros temas também.

Torço pra que todos gostem.
:)

Um comentário:

  1. Bom de "bizu" eu entendo, já que sou milica..hehehhe è uma gíria do quartel mesmo!
    Muito interessante a idéia do jornalzinho.
    Legal saber que vc é regente. Quando der d~e uma passadinha no meu outro blog...
    www.adriana-galvao.blogspot.com

    ResponderExcluir