terça-feira, 19 de maio de 2009

Celebridades


Acabo de visitar um site de notícias que me deixou ainda mais antipatizada com esta baboseira de "celebridades".


É a futilidade levada às últimas consequências!


Incrível como pessoas ralam pra passar no vestibular de jornalismo, normalmente entre os mais concorridos; abrem mão da vida social de antes pra irem fundo nos estudos durante 4, 5 anos; gastam uma grana considerável, mesmo em universidades públicas, para chegarem ao final do curso de cabeça erguida e o "canudo" na mão. Depois, batem de porta em porta na procura por um emprego, passam por situações diversas e adversas, lutam com todas as forças para alcançarem um lugar ao sol do mercado de trabalho... pra que?!
Para publicarem as seguintes "manchetes":
  1. "Semena compra roupa mais justa, pensando em lipo de amanhã";
  2. "Pretini repete beijos e passeia de mãos dadas";
  3. "Jonas Olfato apresenta prêmio com a calça rasgada";
  4. "Luzia Brenut e Josué Breu falam ao pé do ouvido";
  5. "Patricinha e Pesseguinho trocam telefone em Hollywood: novas amigas?"
O que é isso, minha gente?!
Por que essas "notícias" tão imbecis interessariam a alguém?!

QUE PREGUIÇA!

Quando eu era pequena, lembro que existiam algumas poucas revistas de fofoca dos artistas; eram umas 3 ou 4 (Amiga, Contigo, Sétimo Céu...) mesmo assim, seu teor não chegava nem perto dessa irrelevância histérica que se vê hoje!

Atualmente o culto às celebridades atingiu uma importância tal, que ocupa espaço nobre em todas as modalidades da impressa: há uma quantidade inimaginável de revistas, programas de televisão e rádio, sites "especializados"...
Como é que eu posso levar a sério profissionais que se submetem a um papel desse?!

Tudo bem que a vida tá difícil e bons empregos não tem pra todo mundo, mas é inegável que esse tipo de "jornalismo" é, no mínimo, o lado escuro da profissão.
Mas uma coisa é certa: se há tanto material desse tipo disponível por aí, é porque há demanda! Uma espécie de antropofagia.

Se, fisicamente, a gente é o que a gente come, creio piamente que essa teoria vale também pro campo intelectual. Aliás, o estrago é ainda pior porque esse tipo de "literatura" não acrescenta nada, ao contrário: tira!

Claro que os artistas tem coisas interessantes a dizer e a mostrar, mas discussões acaloradas sobre a famosa atriz que repetiu a mesma roupa em 4 dias, é muito pra minha saúde!

Esse é o perfeito retrato da sociedade vazia da qual fazemos parte.

Tem hora que dá uma vontade de ir viver entre os aborígenes, né não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário