segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O mundo da publicidade

Ao contrário de muita gente, o momento dos comerciais na tv são uma grande atração pra mim. Eu curto mesmo! 

Há muitos anos atrás eu era telespectadora fiel de um programa sobre propagandas que passava aos domingos na TV Cultura, chamado "Intervalo". Eram exibidas ali, propagandas premiadas do mundo inteiro, vencedoras principalmente do Clio Awards. Como eu adorava!
Pena que acabou e hoje, como assisto cada vez menos tv, nem sei se ainda existem programas desse tipo.

Fazer propaganda é uma arte das mais fantásticas! (Claro que eu estou falando da boa propaganda, né?) Sei que existem as técnicas, a linguagem apropriada e o tipo de abordagem adequado pro público-alvo de cada produto. A gente vê uma propaganda pronta no ar e não imagina a quantidade inumerável de detalhes que está por trás!  É por isso que são anos de estudo na faculdade e mesmo depois que o cara toma posse do seu 'canudo' tem que se manter antenado e sempre atualizado, como em qualquer profissão, é verdade, mas o fato é que o mundo da publicidade exige um pré-requisito básico de todo aquele que quer adentrar suas portas: ser criativo. E se é uma coisa que me fascina profundamente é a criatividade humana, que parece não ter fim! 
Ainda mais que, no caso da publicidade, o profissional tem como missão, bolar estratégias  de argumentação pra convencer pessoas a adquirir produtos, vendendo a ideia de que sem  os mesmos, não se pode ser feliz! 
E não é incrível que eles conseguem?
Quantas vezes a gente já não comprou um produto motivado por uma bela campanha publicitária, mas que, lá na frente, o tal produto se mostrou inútil ou inadequado pra nós, não é verdade?


A persuasão é um dom! E esse dom anda de mãos dadas com a criatividade. Mesmo quando o caso é a manipulação das massas, admitamos, tem que ter o dom e, claro, o consentimento do consumidor.

Seja em que área for, a criatividade encanta porque ela sempre surpreende por fugir do óbvio e isso não é pra qualquer um. 


Na hora da necessidade, do imprevisto ou da falta de grana, muitas vezes é a criatividade que acaba aparecendo e salvando a pátria. Mas eu fico impressionada com aqueles que parecem ser amigos de infância dela! Tem gente que nasceu com essa habilidade e tem uma facilidade muito maior que os demais para ser criativo! É fantástico! Um troço de outro mundo!

Estou começando hoje com esse novo quadro sobre propagandas e vez ou outra vou estar, como leiga, botando a colher nesse delicioso caldeirão. (Agora que aprendi a usar este recurso de pôr o link, ninguém me segura!)

Há propagandas para todos os gostos, mas como sou muito besta pra rir, abro a série com um comercial no melhor estilo besteirol. Eu posso ver esse comercial 58 vezes ao dia, mas SEMPRE me ACABO de tanto rir! 

Só que tem um probleminha: como eu não encontrei o comercial no Youtube, você vai ter que clicar no link pra ir pro site do Ponteio Lar Shopping e logo na página inicial você vai ver uma sala sendo montada e aí aparecem 3 nuvenzinhas (tipo das revista em quadrinhos). Uma delas tem "Campanha de natal". É essa!
Mas pra ver o comercial, você tem que fazer parar a música que rola ao entrar no site: é só clicar numa lingueta vermelha em baixo à direita  e clicar na tecla quadrada, que é o stop.
Vai valer a pena você gastar um pouco mais de tempo pra ver esse comercial hilário.

Essa outra propaganda é americana, com um humor sutil que achei ótimo.
Pescaria McDonald's


As propagandas da Vale são lindas! Essa aí é um casamento perfeito entre imagens, texto e trilha sonora. Uma verdadeira poesia!

Como eu também sou muito besta pra chorar, a categoria drama não pode faltar. Essa também é da Vale e se chama "Choro". 


Uma propaganda chinesa, atolada na pieguice, mas... quem consegue resistir?


Esse inesquecível comercial de O Boticário para o dia das mães, é campeão!
O lencinho 

A Claro também tem propagandas lindas! Pra não ser injusta com os pais, vai essa maravilha em comemoração ao dia dos pais.
Saudade

Pra fechar com apoteose total, evocando os nossos melhores sentimentos, três videos de uma campanha extremamente emocionante e bem sucedida da Fundação Mário Pena (aqui de Belo Horizonte). Os filmes e a trilha "The Scientist", do Coldplay ("Nobody said it was easy" - "Ninguém disse que era fácil") são de esmagar o coração, mas a mensagem é maravilhosa, sempre oportuna e nos faz pensar mais, antes de abrir a boca pra reclamar da vida. 
Eu não me canso de achar lindo, lindo, lindo!
Prepare o lençol e o seu melhor aplauso!
Voluntário


Cabelos 


Amigos


12 comentários:

  1. Eita que eu vou me acabar por aqui, rerere. Também adoro propagandas de TV. Eu via um programa na antiga Rede Manchete, em que falavam do meio publicitário, campanhas, ganhadores do Leão de Ouro e etc. No final do programa passavam propagandas muito antigas que fizeram sucesso. Depois de ler seu texto, vi só a propaganda chinesa com o cão que eu não conhecia, e achei super tocante, estas é que são boas... Afinal, sofrer assim é que é gostoso. Amanhã vejo os outros links.

    ResponderExcluir
  2. Olha só, então vc é ligado nesse mundo publicitário tbém?
    Depois quero saber quais as suas propagandas inesquecíveis e, se puder, manda o link, tá?

    Bom demais ter vc aqui de volta!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Busquei no YOUTUBE, mas não encontrei o vídeo de uma propaganda muito boa, paciência. Campanha para a Caixa Econômica Federal. Tudo começa com a câmera mostrando o ambiente da agencia movimentada, e vai se deslocando para a porta de entrada. Em seguida focaliza e acompanha uma cliente idosa que desloca até o gerente que a cumprimenta, e tão logo ela se senta, o gerente cortes oferece:
    - Dona Esmeralda, a senhora aceita um café?
    - Haaaa, mas eu não tomo café, só chá!!!!

    Em seguida, o gerente diz "à boca pequena" para um assistente:
    - E agora, a Dona Esmeraldo só toma chá!!!!

    Na próxima cena, se vê o tal assistente correndo em busca do tal chá. rerere.
    Será que você se lembra deste?

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahahaha!!!!!!!! Que ótimo!
    Tudo pra agradar o cliente, né?
    Imagina se ela dissesse que só tomava "aquele" chá do Santo Daime?
    Vixi!

    Mas eu não lembro dessa propaganda, não.

    ResponderExcluir
  5. A hora do intervalo passava no Multishow da tv a cabo, na Cultura acho que cheguei a assistir alguns, mas não lembro, sabe o que deveriam inventar, gravador para memória já pensou que coisa maravilhosa? obrigado pela visita, volte sempre, uma pergunta: como faço para colocar esse quadro de seguidores mais abaixo, veja: Rascunhos Poéticos - http://rascunhospoeticos.blogspot.com/ - Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Pastorelli, que prazer receber a sua participação aqui!
    :)
    Acho fantástica a sua ideia do gravador para a memória, já que nós dois assumimos, em confissão pública, que temos a memória fraca, né?
    Ah, quem dera!

    Quanto ao que vc me perguntou, eu tinha entendido que vc queria saber como por o gadget dos seguidores, mas eu fui no seu blog e vi que JÁ TEM lá exposto, no canto esquerdo, logo no alto. Então deduzi que vc queria saber como por mais abaixo, é isso mesmo?
    Se for, eu explico e é fácil resolver: na sua página inicial, no alto à direita, vc clica em "personalizar" e vai cair em "layout - elementos da página", que é onde aparece um tal de "navbar" com todos os gadgets que tem na sua página, que no seu caso tem: seguidores, links poéticos e o arquivo do blog, né?
    Nessa página de "layout - elementos da página" vc pode, com o botão direito do mouse, ARRASTAR o gadget "seguidores" mais pra baixo, como vc quer, trocando de lugar com os outros gadgets, entende?
    Vc pode tbém adicionar mais gadgets e colocar na ordem que vc achar melhor, sempre arrastando com o botão direito.
    É fácil.
    Isso é só uma questão de fuçar. (heheheheh)
    Vc pode ir acrescentando os elementos e vendo o resultado; se não agradar, é só excluir.
    Simples assim.

    Abração, amigo.

    ResponderExcluir
  7. Espero que o assunto propaganda, esteja sempre aberto por aqui... Me lembro que haviam propagandas das ceras (para assoalho) Parquetina, e Colmeina mas não lembro de detalhes, e você, lembra?. Pra deixar um link hoje, escolhi o da Groselha Millani, rerere (este com certeza é da minha época de garotinho). --- http://www.youtube.com/watch?v=H08l0XBDK0Q --- e um comercial recente que gosto muito, é o do carro PRISMA. Acho que é muito rico em detalhes, provoca uma viagem. --- http://www.youtube.com/watch?v=sVDr3Zexlmo

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Josemauros!
    Devo dizer que esse da groselha não é da minha época não, mas é muito engraçado! A voz do jingle é cômica, parece formiga cantando!

    Já o comercial do Prisma, que é mais recente, eu me lembro sim.
    Uma argumentação bem original e um slogan super convincente!
    Excelente!
    Um filme muito bem feito!

    Pena que nos comerciais não aparece o nome do autor, né? Pelo menos pra gente saber a quem aplaudir, pôxa!
    heheheheh.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de abrir todos links que você deixou, é um comercial melhor que o outro... ops, não... são comerciais ótimos de vários estilos. Destaque para os da Fundação Mário Pena, mas pra mim o mais forte, o que não dá pra deixar de chorar é realmente o do LENÇO (eu não o conhecia). É pra judiar do caboclo, rs.

    ResponderExcluir
  10. Não é mesmo?
    Choooooooora, caboclo!
    hahahahahahahah!!!!

    Eu A D O R O todos esses comerciais!

    E pode crer que vou estar sempre entrando nesse universo fantástico! Já tô até selecionando os próximos.
    :)

    ResponderExcluir
  11. Olá Katia, tudo certo? Olha só, adorei seu site e me lembrei deste que é da D. Esmeralda...bons tempos...encontrei-o no youtube...caso ainda não tenha encontrado, vai aqui o link...

    http://www.youtube.com/watch?v=jDn9c6S7GNg

    Um abraço...
    Rogério Tavares de Oliveira
    rogerio_dheo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, esse comercial é das antigas e eu me lembro dele! hahahahaha
    Boa lembrança, Rogério!
    Valeu o bizu!
    :)

    ResponderExcluir