segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Luiz Gonzaga

Hoje, o eterno "rei do baião", Luiz Gonzaga, faria 98 anos. Em sua homenagem, esse 13 de dezembro foi oficializado como o "dia do forró". 
Que delícia, gente! 
Eu não sei você, mas eu não resisto a um bom forró e todos os seus derivados (baião, xote, xaxado...).

Conforme já contei  aqui mesmo no blog, quando criança, eu morei 4 anos em Caruaru- PE e dois anos em Campina Grande - PB, as duas cidades rivais, que disputam o título de "capital mundial (?!) da festa de São João". Eu vi de perto como essa cultura é levada a sério e como as pessoas amam essa tradição. Tanto, que as férias escolares do meio do ano no Nordeste são marcadas em função do São João, começando em junho e não julho, como aqui no sudeste.

Coisa gostosa é o São João! O colorido, a dança das quadrilhas,  a fogueira em frente às casas, as comidas típicas e a trilha sonora, cujo grande "muso inspirador"  de todas as gerações subsequentes, é Luiz Gonzaga.

Além do seu riquíssimo legado artístico, ele também deixou pro mundo, o talento do seu filho Gonzaguinha, grande músico. Apesar de ter um estilo bem diferente do pai, ele é autor de músicas maravilhosas e inesquecíveis como "O que é, o que é?" ('eu fico com a pureza da resposta das crianças/ é a vida, é bonita e é bonita...')



Dizem que os dois eram brigados, mas eu não acredito, porque muitas vezes vi, em entrevistas, que eles tinham era muito orgulho um do outro. 

Aproveito o dia do forró para registrar a minha enorme admiração e respeito por um dos papas desse estilo musical: Dominguinhos! Esse cara é fera com força, tem um talento aliado ao conhecimento técnico inacreditáveis! Sem contar que é sujeito "muito boa praça", como diria o Seu Madruga!

Voltando ao Gonzagão, a música "Xote das meninas" é um clássico do gênero, que foi imortalizada por ele. Sua melodia tão linda, em tom menor, é um encanto!

Outra clássica e igualmente deliciosa é "Isso aqui tá bom demais", do Dominguinhos!

Vamos a elas:

 

 

Viva Luiz Gonzaga! Viva Dominguinhos!
Viva o forró!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário