sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O jeito Benetton de fazer publicidade

Há alguns anos atrás era comum abrir uma revista de circulação nacional e dar de cara com as belíssimas campanhas publicitárias da Benetton, uma empresa italiana de moda, cuja marca era o colorido. Tanto, que o seu famoso slogan é: "United colors of Benetton".


 





















Apesar da Benetton estar vivinha da silva, hoje em dia, não sei porquê, não se vê mais aquelas lindas fotos nas revistas, mas algumas ninguém esquece, visto que muitas delas continham mensagens marcantes e outras, inclusive, provocaram muita polêmica ao redor do mundo.
(Se quiser, clique nas fotos para vê-las ampliadas.)

 

 

 

 
 

Nessas fotos, é fácil perceber a filosofia da Benetton  e o seu engajamento social ao valorizar as etnias, ao pregar a paz entre os povos e ao denunciar o racismo, a violência doméstica e o materialismo, por exemplo. 

Relembrando algumas dessas fotos da Benetton, achei 3 que me remeteram aos ideais da Revolução Francesa de 1789, onde foi marcada a primeira vitória na luta pelo reconhecimento dos Direitos Humanos, com a célebre frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". Veja se você concorda comigo:

LIBERDADE


FRATERNIDADE 

 IGUALDADE

Muito massa, né?

Publicitário responsável: Oliviero Toscani 
(autor do livro "A publicidade é um cadáver que nos sorri")
Fonte: meu amigo William Lira
Valeu pelo bizu, irmão!
  

2 comentários:

  1. acabei de conhecer seu blog,mto bom...meu parabéns! Esse post ficou mto legal....show!

    ResponderExcluir
  2. Aê, LE! Muito bom ter vc por aqui!
    Volta mais e fique sempre à vontade!
    Bjão.

    ResponderExcluir