quarta-feira, 10 de junho de 2009

Autenticidade

Coisa triste é ver como esse mundo é cheio de "maria vai com as outras", né?
Ô meu pai!

Eu nunca sei se fico com raiva ou com pena!
Nunca sei se isso é fraqueza das ideias ou avoamento!
Nunca sei se é porque a pessoa é simplória ou songamonga mesmo!

Pôxa, é tão legal ver a diversidade de personalidades, o jeito único de cada um!
É tão legal existir a idiossincrasia!

(Hã?! Que palavra é essa?! Vamos lá, eu te ajudo: I-DI-OS-SIN-CRA-SI-A. Sim, dois hiatos na palavra!)

Idiossincrasia nada mais é que o modo todo peculiar de cada pessoa ver, interpretar, sentir e reagir diante das situações.
E cada qual com a sua individualidade é o que torna os relacionamentos mais ricos e a vida mais interessante.

Só que, não sei porquê, tem pessoas que negam sua personalidade e vivem a imitar os outros; vivem igual uma folha de papel ao vento, sendo levadas pra lá e pra cá; ou então se anulam pque não gostam da ideia de ser diferente dos demais e lutam pra se igualar na mediocridade.
Isso envolve a moda, gírias, comportamento, atitude... mesmice total!
Tristeza, viu?

Claro que o ser humano é influenciável e, até um determinado ponto, isso é normal e aceitável, mas tudo tem limite!
Muitos são os fatores que contribuem para a formação da personalidade: a cultura do lugar, o meio ambiente, o tipo de atividade... mas cada um tem uma história particular, que o torna único.
Por que achar que isso é ruim?!


Eu confesso que tenho bastante preguiça, por exemplo, de certos itens da moda que logo viram uniforme. Não pelo uso massificado em si, mas porque me parece imposição da mídia, da novela, de um grupo social, sei lá! Não estou falando de uniforme do colégio, da empresa ou do Coral, mas itens como florzinha de croché no cabelo, bolerinho, agora essa moda indiana... Quem lembra daquela horrenda sapatilha preta de pano, com uma flor pintada na frente, obrigatória nos anos 80?
Credo!

Tem algumas coisas da moda que eu acho lindo, mas quando vejo todo mundo usando, já me bate um desânimo...
Eu me lembro que quando surgiu a Melissinha eu endoidei, queria garantir o meu par... mas ao ver a onipresença da dita cuja, desisti!
Mesmice é muito monótono, gente!

Obviamente não tem problema nenhum usar coisas que todo mundo usa; a calça jeans tá aí pra nos provar isso! A grande questão é saber se você usa espontaneamente, porque realmente gosta ou porque tem vergonha de não usar, mesmo não se identificando com aquele produto!

Deve ser por causa disso que a gente vê cenas horripilantes pelas ruas, como gente gorda usando roupa coladíssima, com as banhas todas à mostra; gente nanica com bota cano-longo, parecendo um tamborete de forró; idosas serelepes, crentes que estão abafando com uma roupitcha bem nada a ver...
O problema é o espírito de manada: você vai porque é levado pelos demais!
Derrota!

Eu entrei nessa, infelizmente: já fui uma pseudo-fã do Menudo só porque todas as meninas na minha classe eram e eu ficava com vergonha de ser a única que remava contra a maré!
Olha só, que tolice!
E lá ía eu, toda animada, querendo me convencer e me converter à onda do momento:
"Não se reprima! Não se reprima!"
(Afe!)
Tinha vergonha de dizer que gostava do "Earth, wind and fire", uma banda que ninguém conhecia!
O que me consola é que isso foi num período delicado na vida da maioria, a adolescência, e já passou!

Já há algum tempo eu não tenho o menor problema em assumir, por exemplo, que:
- gosto de política. Com uns 9, 10 anos de idade eu adorava ir a comícios e brigava na escola por causa de política. Eu era MDB e rolava no chão contra o povo da Arena. (Naquela época havia diferenças ideológicas reais entre os partidos!);
- tem gente que acha o Caetano Veloso um gênio, só porque "pega bem" e passa um ar de intelectual. Claro que existe quem realmente aprecie sua música e esse direito deve ser respeitado; mas pra mim aquele seu repertório é um horror! O cara não fala nada com nada!
João Gilberto, então, que é altamente cultuado mundo afora, é um pós-doutorado em chatice! Quem já viu um artista ser mau humorado, grosseiro e hostil com o seu próprio público?!
(Tudo bem, pode ser que minha mente é que não alcança "aquilo tudo", né?)
- não vejo graça na atuação de Fernanda Montenegro. Já pelejei, mas não consigo. Com exceção do show que ela deu em "Central do Brasil", ela não me passa verdade na interpretação; muito artificial. Mil vezes a filha dela!
- adoro músicas da categoria bolero;
- não curto música sertaneja, mas já chorei de emoção assintindo ao dvd do Buno e Marrone;
- acho bonita a voz da Carla Perez;
- pro desespero do meu marido, acho Lenny Kravitz um gato!

I am what I am!
Viva!

Gabriel, o pensador tem uma frase ótima, que fecha em grande estilo essa prosa:
"Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo."



5 comentários:

  1. “Deja de corrir e se escondêr e de dejar la vida pra depôs.. pararararara. Aquele clipe na montanha russa e a reboladinha sincronizada com o gesto de ordenha... deixa ver... Nãaaaaaaaaaaaao, Kátia Rocha nãoooooo! Menudete?

    Kkkkk Brincadeira! Eu também gostava”eu acho kkkk”! Não conta pra ninguém (aiaiai, to num blog), mas eu há usei aquele corte de cabelo mâlet (não é assim que se escreve mas é assim que se fala kkk) do Rick (isso mesmo?) Martin na época de Menudo (aquele com um topete e, quase raspado do lado e com aquele rabicho atrás da nuca kkkkkk! Ohhhhh eu confesso! Kkkkk.

    Pois é, concordo com você Kátia e acrescento com uma teoria “de minha própria autonomia”: geralmente modismos, com raras exceções, conduzem a micos coletivos kkkk. Dá impressão que um bando de executivos sem o que fazer se reúnem pra dizer: “Vamos sacanear o mundo e lançar uma moda que seja um mico total, ou então vamos injetar jabá nas rádios para que a Lacraia seja o hit do momento, só pra ver a galera pagando mico coletivo kkk... Há, não estamos fazendo nada mesmo, e já enjoamos do Big Brother, vamos fazer um reality show”.

    As novelas costumam ser as propagadoras de aberrações né rsrs. Por exemplo: daqui a uns anos verão a quantidade de Maya e Barhuan que aparecerão nas listas de chamadas das escolas... Raj e por aí vai! Rsrs.

    Bem, na verdade isso acaba sendo uma “faca de dois legumes”. Tem gente que paga mico também tentando ser original: Ex: “Comadre, porque o seu filho se chama Valdisnei? Resposta: Ah, esse nome é uma homenagem ao sujeito que criou o Mickey”. Kkkk.

    Até mesmo os termos que eu usei para fazer esse texto ficar engraçado não têm nada de originais, vamos dar a mão à palmatória kkkkkkkkkkkkkk!

    Bom, eu creio que quem é original é quem não faz planos para ser, simplesmente é o que é. Não faz força para ser original. E hoje, é tão difícil encontrar gente que assume o seu jeito de ser, que quando nos deparamos com um que assume... soa original.

    Inté (ops, quem se despede assim é o Rochael) kkkkkk.. Vejamos...

    Astala baby vista... Ahhh, quer saber? Tchau! Kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. ai...Poizé...Que coisa!
    Vejo na colégio em que trabalho... As alunas brigam até...Pq não querem usar o uniforme.
    Mas daí a gente encontra com elas no final de semana...E que coisa! Estão todas uniformizadas!

    Olha, meu corpo nunca esteve na moda. Por isso eu jamais tento acompanhar a moda. Nada que tá na moda, combina comigo. Sou baixinha e quando era magrela...Oh céus...Parecia um fiapo de gente.
    Agora estou gorda! Ô senhor...Pareço um boneco de neve.

    Graças a Deus, um dia, meu pai me viu chorando e me perguntou:
    Ô fiote, pq vc tá chorando? Quer um chocolate? (eu devia ter recusado todos os chocolates!)
    Então, em lágrimas respondi:
    Ai pai...Me sinto um et na escola. Eu falo mto..Toda hora...E é sempre assim: todo mundo ri e eu ofendo alguém. Olha minhas roupas... Olha minha voz (eu tinha a voz mto grave hahaha)...Não sei jogar volley... Não tenho um nike...Olha pra mim PAAAAI... Me sinto o patinho feio.

    Meu pai, sabiamente me olhou e disse:
    Sabe pq vc se sente diferente dos outros?
    E eu: hum hum...snif snif
    E ele: Pq vc é mesmo! E isso não é maravilhoso?

    Na hora não me fez o menor sentido. Mas o sorriso dele e o chocolate bastavam no momento.

    Hj entendo o que ele queria dizer.

    E concordo...É mesmo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Ah...E só pra colaborar...
    Eu era mto fã dos New Kids on The Block... Na escola.
    Em casa, ouvia Steve Wonder e imaginava ele cantando só pra mim hehehe

    ResponderExcluir
  4. ahha, também já ouvi "não se reprima" ahahha
    cada qual com sua "maluquice" ahahha
    agora a onda é ser "gospel" hihihi.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. ... e como diz Bono Vox, "a moda está fora de moda!"

    ResponderExcluir