quarta-feira, 30 de março de 2011

Um homem chamado Coragem

 
Todos nós temos inimigos. Se você consegue conviver pacificamente com eles ou vive em pé de guerra, isso é uma escolha individual; mas o fato é que a existência deles é praticamente inevitável. Pode ser um chefe incompetente que te persegue por você ser melhor que ele; um vizinho ignorante que põe o som na maior altura, só pra te provocar; um colega enciumado que vive te sabotando... As lutas pessoais são variadas e distintas; umas maiores, outras menores, mas cada um tem sua cruz a carregar.

Se os inimigos não forem de carne e osso, ainda assim eles existem na vida de todas as pessoas, nem que seja a timidez, a falta de perspectivas, o ambiente familiar desfavorável, o pessimismo, a auto-estima baixa, os traumas, as mágoas, a violência onipresente... e por aí vai longe!
Assim caminha a humanidade.

Mas... e quando o inimigo está dentro do seu corpo e parece ter uma força muito maior que a sua?
Esse foi o caso do nosso ex-vice-presidente, José Alencar Gomes da Silva, que morreu na tarde de ontem, dia 29 de março de 2011. Um dia triste pra todos os brasileiros de bem. 
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/foto/0,,16175834-EX,00.jpg
Seu maior inimigo não estava na política, nem no mercado competitivo que ele, como empresário de sucesso, conhecia muito bem, mas viajando dentro de seu organismo.

Sua luta era antiga e ao longo de 14 anos, depois de 17 cirurgias, ele tinha conseguido vitórias significativas. Mas será que é porque ele tinha recursos financeiros pra bancar o que a medicina oferece de mais moderno? Ou será que é porque ele ocupava um cargo importante, que lhe abria todas as portas, ao menor dos desejos?
Claro que essas coisas facilitam a vida de qualquer um, mas no caso de José Alencar, o que mais sobressaía era sua força interior, sua diposição pra enfrentar uma doença tão temida e sua coragem de se entregar a novos tratamentos que ainda não tinham resultados concretos. Mas acima de tudo, seu grande exemplo foi sua inabalável fé em Deus! 
Que bonito de se ver! Uma inspiração!
Ele realmente levou a sério um dos mais belos trechos do nosso Hino Nacional: "Verás que um filho teu não foge à luta." 

Desde ontem, quando foi anunciada a sua morte, eu não me canso de admirar como a grandeza desse homem estava justamente no fato dele ser tão simples e humilde!
Que coisa linda a palavra dos seus velhos amigos, dos seus funcionários, do seu alfaiate de tantos anos, do dono de um boteco que ele frequentava e era sempre o centro das atenções, por ser alegre e um grande contador de "causos"!
Que lindo uma pessoa deixar esse rastro e, em sua ausência, ser lembrada com tanto carinho e apreço! 

Uma coisa me chamou a atenção no twitter, território de línguas de trapo e comediantes sem noção: sempre que alguma figura conhecida morre, começa a enxurrada de piadinhas de mal gosto e todo o tipo de comentários maldosos, mas com o nosso ex-vice-presidente isso não aconteceu! Com o seu caráter e seu exemplo de trabalho e fé, José Alencar construiu uma imagem de homem público tão sólida, que todos só tinham palavras elogiosas, como que prestando uma última homenagem a um grande amigo.

Das milhões de manifestações que vi, três me tocaram profundamente:

As palavras e o choro do Lula, ao receber a notícia lá em Portugal:

O ex-presidente Lula se emociona durante pronunciamento em Coimbra. Foto: Beto Barata/Agência Estado
"Aos 65 anos, conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele... O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”

A frase de um dos reis do humor no twitter, @silviolach: "Luto, para José Alencar, sempre foi verbo." 

E esta charge do Amarildo:


Desaparece José Alencar, mas fica o exemplo de  uma nobreza singular!


Ah! Fica também a terrível certeza de nossa realidade: essa espécie de ser humano está em extinção!

2 comentários:

  1. Concordo com vc, katia. Mas vindo ao trabalho dias dps da morte do Zé, ouvi um comentário – tvz pertinente. Dizia: “Alencar não assumiu sua filha em vida e isso deveria fazê-lo ser menos herói do que a imprensa tenta impor a todo custo”. Será? Será? Pra pensar.

    ResponderExcluir
  2. Valmir! Que surpresa boa!
    Saudade de vc e do "nosso" Sobretudo! Pôxa!
    De vez em quando eu ainda vou lá, dar uma olhada naquele cenário que tanto já me divertiu e me instigou.
    :)

    Bem, quanto ao seu comentário, ficou confirmado que ela era realmente filha dele?
    Eu não soube.
    Se ele driblou essa... fica a mancha na sua história, sem dúvida!

    Mas aí eu pergunto: por que a imprensa não fez o mesmo com o Pelé? Esse sim, merecia se "tornar menos heroi", pque ele negou sua filha Sandra acintosamente! Foi triste demais ver aquilo! A pobre filha rejeitada, quase que mendigando o olhar dele e nada! Veio a falecer e o pai desnaturado nem tchum!
    AFFFFF
    Eu morri de antipatia e pra mim esse cara já era!

    Já o rei Roberto, ao contrário, quem aparece dizendo-se filho, ele já recebe de braços abertos! heheheh
    Isso é que é um coração cheio de amor pra dar!

    Bjão, querido.

    ResponderExcluir